Kanye West e Ty Dolla Sign lançam ‘Vultures 1’: Veja a análise do lançamento e suas polêmicas

Kanye West e Ty Dollar Sign

Kanye West, uma figura icônica e muitas vezes controversa no mundo da música, finalmente lança o altamente antecipado álbum, “Vultures 1”. Ele une forças com o cantor de R&B Ty Dolla Sign, sob o pseudônimo de ¥$ para entregar uma obra que tem gerado muitos comentários e bastante expectativa. Com lista loga de colaborações, incluindo sua filha mais velha de North West, Travis Scott, Lil Durk, Bump J, Freddie Gibbs, Playboi Carti e Quavo.

O lançamento de “Vultures 1” ocorre em meio a uma verdadeira montanha-russa de eventos que têm marcado a trajetória recente de Kanye. Desde suas declarações polêmicas até o rompimento de parcerias com gigantes da indústria como a Adidas, sua carreira tem sido um verdadeiro turbilhão de altos e baixos.

No entanto, o álbum representa um novo capítulo na jornada musical de Kanye. Após sua saída da Def Jam Recordings em 2021, ele agora lança seu trabalho de forma independente, sob a marca YZY. Isso por si só já seria um marco significativo no mercado, dada a magnitude de ambos os artistas envolvidos. No entanto, a empolgação é ofuscada por uma série de polêmicas e aparentes contratempos no lançamento.

Diversas situações, como alegações de uso indevido de “I Feel Love” de Donna Summer, o uso indevido do vídeo de Ozzy Osbourne durante a festa de audição e a utilização não autorizada e creditada do sample de funk “Faz Macete 3.0” dos DJs Roca e Vitinho Beat, tem transparecido a falta de profissionalismo .

Embora circule um print nas redes sociais que supostamente reconhece os autores DJs Roca e Vitinho Beat, verificou-se que não há nenhum crédito oficial nas plataformas oficiais. É importante ressaltar que esta informação pode ter sido adicionada por qualquer usuário na plataforma de letras Genius.

kanye wesr vulture macete print
Reprodução: Parte de cima, print do créditos da faixa oficial no Youtube e na parte de baixo, print do portal de letras Genius.

Este é o primeiro álbum amplamente disponível de West desde “Donda” e sua edição deluxe. Sucedendo, “Donda 2”, foi lançado exclusivamente no aparelho Stem Player. Curiosamente, “Vultures 1” também marca o primeiro álbum tradicional de West desde que ele adotou legalmente o nome Ye. Apesar da mudança, o álbum é creditado a “Kanye West” em todas as plataformas digitais.

Um dos aspectos deste lançamento foi a festa de audição realizada na UBS Arena, em Long Island. Milhares de fãs se reuniram para ouvir em primeira mão as novas músicas do artista. Vestindo uma máscara completa e imerso em uma atmosfera de fumaça, West apresentou sua música de forma caracteristicamente provocativa, incluindo trechos sampleado de sucessos como “I Feel Love” de Donna Summer e “Everybody” dos Backstreet Boys.

Após a recusa da tentativa de realizar um evento de audição em uma arena na Itália para até 100.000 pessoas em novembro, Kanye West voltou sua atenção para os Estados Unidos. Um dos pontos altos deste lançamento foram as festas de audição realizadas no United Center, em Chicago, e na UBS Arena, em Nova York. Milhares de fãs se reuniram para ouvir em primeira mão as novas músicas do artista. Vestindo uma máscara completa e imerso em uma atmosfera de fumaça, West apresentou sua música de forma caracteristicamente provocativa, incluindo trechos de sucessos como “I Feel Love” de Donna Summer e “Everybody” dos Backstreet Boys.

kanye arena

A complexidade desse lançamento levanta questões sobre a responsabilidade dos artistas e as implicações de seu trabalho na esfera pública. Enquanto alguns se concentram na arte, outros não podem deixar de considerar o contexto mais amplo e as mensagens transmitidas. Como sempre, o legado de Kanye West é polarizador,  desafiando as normas e provocando discussões sobre temas de senso comum da cultura contemporânea.

De todo modo, “Vultures 1” finalmente já está disponível em todos os streaming, lançado dia 10 de fevereiro, o que também marca o 20º aniversário do álbum de estreia de Kanye, “The College Dropout”.

Escute as 16 faixas de “Vultures 1” abaixo:

Leia mais sobre: