Como ganhar dinheiro com música, as melhores formas!

Descubra formas eficientes para monetizar com sua música, seja ela a arte por si só ou conhecimento na área

Ganhar dinheiro com música é mais do que um sonho; é uma busca por transformar paixão em uma fonte de renda. Monetizar sua paixão pela música pode não ser uma tarefa fácil, mas vamos trazer as melhores formas para ajudar você entender o mercado e as diversas possibilidades que ele oferece.

Se você está pronto para explorar diversas oportunidades no vasto mercado da música, aqui estão detalhes adicionais sobre cada uma das formas eficientes de transformar suas habilidades musicais em ganhos tangíveis.

Composição musical

Se a criatividade flui em você, e você domina a criação de letras e melodias, a composição de músicas é uma excelente opção. Dessa forma, você ganha dinheiro através de royalties, acordos de exclusividade da composição e licenciamento, o que vamos falar mais abaixo.

Além de ser uma maneira única de expressar, é importante sempre ter tudo registrado corretamente e estudar sobre os detalhes jurídicos de proteção da sua criação.

Cantar em eventos, bares ou festas

Transforme sua voz em uma fonte de renda ao oferecer seus serviços como cantor em eventos, bares ou festas. Para muitos, pode não ser o sonho perfeito, mas é uma oportunidade que pode servir como um trampolim para impulsionar sua carreira musical, ganhar dinheiro, fazer contatos e gerar exposição para seu trabalho.

É importante sempre saber se vender para buscar as melhores oportunidades e saber se colocar para obter uma boa estrutura do contratante. Essa experiência vai ajudar no seu crescimento artístico lidando diretamente com o público.

Toque com artista ou banda

Se você é talentoso com algum instrumento ou tem habilidades vocais, integrar uma banda pode ser uma experiência a considerar. Isso irá ajudar você a construir uma rede de contatos na cena musical local e explorar oportunidades que surgem ao colaborar com outros músicos.

É importante definir bem seu valor para cada apresentação e as condições necessárias para o mesmo.

Aulas de música

Se você tem conhecimento técnico musical, você pode oferecer aulas particulares ou mesmo produzir conteúdo digital. Você pode monetizar com visualizações no Youtube ou TikTok. Uma última opção é produzir um curso online dedicado ao aprendizado de música, ampliando seu alcance para todo o Brasil.

Lançar músicas em plataformas digitais (Spotify e Deezer)

Com os streaming mais populares do que nunca, é possível gerar receita através dos players. Mas lembre-se que isso costuma ser um trabalho de longo prazo, que requer construção de audiência e frequência.

Mas importante, se você tem ambição de desenvolver um trabalho artístico, comece o quanto antes a disponibilizar sua música nas plataformas, garantindo o crescimento da sua música remunerado desde o começo.

Crie um canal de música no YouTube ou perfil no Tik Tok

Sendo você um músico, professor de música, artista ou apenas um interessado no tema, você pode utilizar as redes como ferramenta de impulso e monetização. Há algum tempo atrás, o Youtube era a melhor opção para isso; agora, também temos o TikTok que monetiza de forma rápida.

Então pense de forma criativa e estruture seu conteúdo que fala de música ou seja propriamente música e compartilhe para bater os requisitos mínimos e gerar um dinheiro para você.

Produção musical

A produção musical é uma área essencial para a música, e para profissionais dessa área, há diversas maneiras de monetizar seu trabalho. É necessário estudar o mercado a fundo e entender de que forma você vai se posicionar!

Você pode se direcionar para a direção musical, produção musical, produção de trilhas, mixagem e masterização, entre outras funções. Com a digitalização, alguém com conhecimento de áudio é necessário em diversas áreas, mas é necessário se especializar de acordo com a área escolhida, pois o conhecimento é muito amplo.

Trilhas sonoras

O mercado de trilhas sonoras é bastante abrangente, podendo-se trabalhar com filmes, séries, jogos, comerciais, entre outros formatos audiovisuais. Você será responsável por ajudar a preparar o mood para aquele material, e a música é uma parte essencial para todo trabalho audiovisual.

Licenciamento para uso comercial

Licenciamento é uma das grandes fontes de renda das editoras musicais. Existe um grande mercado para isso, músicas que já foram lançadas e são utilizadas em anúncios, vídeos promocionais e projetos comerciais.

Explore plataformas de licenciamento de música

Existem plataformas dedicadas ao licenciamento e venda, como Beatstars, Artlist ou Epidemic Sound. É importante estudar e entender o funcionamento de cada plataforma detalhadamente e focar naquela que se adequa mais ao seu tipo de trabalho. Geralmente, essas plataformas pagam em dólar.

duncan kidd mesa de som

Crie pacotes de samples e loops

Monetize suas habilidades de produção musical criando pacotes de amostras e loops, atendendo à demanda crescente por conteúdo de alta qualidade entre produtores e músicos, e que muitas vezes procuram a praticidade e segurança para baixar novos sons a um custo acessível.

Eventos e festivais de médio e grande porte

Se você é um artista mais estabelecido com sua presença digital e já construiu um público nas plataformas de streaming, pode parecer óbvio, mas é hora de focar na venda de shows.

Muitos artistas que estão começando a decolar com sua divulgação online precisam colocar energia ativa para fechar datas e estruturar uma boa entrega para público e contratante.

Colabore com criadores de conteúdo e influencers

Estabeleça colaborações com criadores de conteúdo e influencers, oferecendo suas músicas exclusivas para vídeos. Nas postagens rotineiras, os criadores utilizam músicas já lançadas nas plataformas.

Mas a oportunidade mora nas publicidades; as marcas e criadores não podem utilizar músicas distribuídas para fazer anúncio sem o devido licenciamento, o que para moldes e velocidade de alguns tipos de postagens não é viável o licenciamento de uma faixa de artista já lançada. Você pode oferecer a criação dessa pequena faixa ou loop para utilização do criador.

Você também pode aproveitar o crescimento dos podcasts para oferecer trilhas exclusivas e originais para uso nos programas.

Conclusão

É importante explorar diferentes fontes de renda, o mercado musical é recompensador, mas tem seus desafios. Garantir uma boa organização e planejamento vai te ajudar a chegar mais longe.

Se você leu toda a matéria, percebeu que esse mercado exige de você muita resiliência, ou seja, aprender com os erros, aproveitar cada oportunidade para evoluir mesmo diante de problemas.

E finalmente, parece óbvio, saber como vender seu trabalho. Isso muitas vezes é o que diferencia quem tem apenas talento de um vencedor nesse mercado.

Leia mais sobre: