No Brasil, a União Brasileira de Compositores, ou simplesmente UBC, é uma das associações arrecadadoras mais conhecidas por sua interface simple e intuitiva. Neste tutorial, vamos colocar o passo a passo de como cadastrar sua obra e fonograma na UBC, garantindo que você receba os direitos de execuções públicas das suas músicas
Na sequência vamos disponibilizar o tutorial de cadastro de fonograma, para que você possa gerar o ISRC.
Passo 1: Acesse o site da UBC
Abra o navegador da web e vá para o site oficial da UBC na área de login login.ubc.org.br.
Passo 2: Acesse a seção de cadastro
Após fazer login, procure a seção “Cadastro Web”, é a caixa opção roxa.
Passo 3: Clique na opção de cadastro de obra
Na caixa azul, passando o mouse em cima aparecerá a opção “Cadastre uma nova obra”, é nessa que vamos.
Passo 4: Painel cadastro de obra
Agora, é importante prestar atenção às informações. Nesta página, preencheremos os dados referentes à obra que desejamos registrar. Repita esse processo para cada nova obra.
Siga o passo a passo: Na etapa 1, insira o nome da obra em letras maiúsculas, sem caracteres especiais. Na etapa 2, coloque a data de criação da obra. Mesmo que a obra tenha sido desenvolvida em vários dias diferentes, tente inserir a data do primeiro registro dela.
Na etapa 3, escolha o gênero musical. Por exemplo, se a obra pertence ao gênero trap, basta escrever “hip hop”. Na etapa 4, o idioma padrão é o português, que é o caso na maioria das vezes. No entanto, se a composição for em outro idioma, é aqui que você deve especificá-lo.
Na etapa 5, defina o tipo da obra. Se for apenas instrumental, selecione “instrumental”. Se for uma composição com letra, escolha “instrumental + texto”. Na etapa 6, você pode simplesmente escolher “não” se a obra for original, o que se aplica a este tutorial. Esse campo é mais relevante para editoras, pois aborda tópicos mais complexos, como sample, medleys e outras categorizações. Se o seu caso envolver essas situações, é aconselhável procurar suporte profissional.
Na etapa 7, mantenha a opção padrão como “obra original”, a menos que a sua situação se enquadre em outras categorias específicas com mencionei anteriormente.
Após concluir esse processo, aceite os termos e clique em “Próximo” para prosseguir para a próxima etapa.
Passo 5: Lista de compositores
Nessa etapa, vamos inserir as informações do(s) compositor(es) e suas respectivas divisões percentuais.
Quando você avança nesta seção, seu nome estará preenchido automaticamente. Clicando no lápis descrito na etapa 1, você ativa a edição para a linha do seu nome. A partir daí, basta prosseguir para a etapa 2 e inserir o percentual definido. Se você for o único autor, insira 100%.
Caso haja mais de um autor, a etapa 3 é onde você insere os novos autores. Repita a partir da etapa 1 novamente, mas, nesse caso, ajuste os percentuais para todos os autores, de forma que totalizem 100% no final.
Na etapa 4, verifique as informações e os percentuais. É importante garantir que estejam corretamente validados.
Para prosseguir na navegação, utilize a aba, clicando na etapa 5 você avançará para a “Outros títulos”.
Passo 6: Informações Extras – Títulos
Como mencionado neste artigo sobre “A Importância dos Metadados na Indústria da Música Digital“, os metadados desempenham um papel fundamental no mercado da música. Nesta página, você tem a opção de inserir informações adicionais (o que eu recomendo) para facilitar a identificação da sua obra. Isso pode incluir um título alternativo, trechos do refrão ou qualquer outra informação pela qual essa obra seja ou possa vir a ser reconhecida, especialmente se for uma parte sonoramente marcante.
Para prosseguir na navegação, utilize a aba, avançando para “Intérpretes”.
Passo 7: Informações Extras – Intérpretes
Esta parte é simples, você irá inserir os intérpretes da obra, utilizando apenas os seus nomes artísticos.
Para prosseguir na navegação, utilize a aba, avançando para “Envio de áudio e documento”. A aba “Obras que compõem” é utilizado somente naquelas situações especificas mencionei.
Passo 8: Envio das informações
Estamos finalizando o processo. Agora, precisamos enviar pelo menos uma das informações sobre a obra que estamos cadastrando. Podemos enviar um “áudio”; não precisa ser uma faixa produzida, pode ser a versão que estiver disponível, o importante é que transmita a ideia da sua composição.
Outra opção é “letra”; faça um PDF simples que contenha o nome da sua faixa, o autor e a letra. Há também a opção “partitura“; no entanto, com a popularização da produção eletrônica, raramente são enviados partituras. Caso você tenha uma, é aqui que deve inseri-la. Por fim, há a opção “contrato“, geralmente usada por editoras para fazer o registro em nome dos autores.
Enviei somente a letra no exemplo, como indica a etapa 1 abaixo. Após feito o envio dos seu arquivos só finalizar clicando na etapa 2, salvar.
É importante prestar atenção a um alerta que aparece logo após você salvar sua obra. A UBC funciona por meio de protocolos, o que significa que quando você salva sua obra, ela fica apenas armazenada em seu painel até que você a vincule a um protocolo para envio e cadastro.
Se todas as informações estiverem corretas, você pode clicar no botão “sim” para vincular sua obra a um protocola para envio. Caso ainda precise verificar algo, clique em “ainda não“. Não se preocupe, sua obra continuará salva em seu painel para consulta.
Dica Extra:
No menu lateral você consegue verificar os protocolos gerados, pendentes e enviados. Ali no 1 indicado é onde vê a lista, no 2 você pode enviar ou cancelar o protocolo.
Parabéns! Você completou o cadastro da sua obra, agora só aguarda o processo e efetivação do cadastro. Após a aprovação, suas obras musicais serão registradas e você começará a receber os direitos autorais pelo uso delas. Espero ter ajudado de alguma forma com esse tutorial.