Como usar música grátis no seu vídeo do YouTube | Tutorial

Descubra como a biblioteca de áudios do YouTube permite que você utilize músicas e efeitos sonoros sem precisar pagar por direitos autorais. Nesse tutorial você vai aprender a como usar música grátis no seu vídeo do Youtube.

Você já tentou inserir uma música no seu vídeo no YouTube e não conseguiu? Já teve seu vídeo removido devido a problemas com direitos autorais e royalties?

Seus problemas acabaram! Na Biblioteca de Áudio do YouTube Studio, você pode encontrar faixas de produção e efeitos sonoros livres de royalties para serem utilizados em seus vídeos. As músicas e os efeitos sonoros da Biblioteca de Áudio não possuem restrições de direitos autorais. Este recurso é exclusivo do YouTube Studio.

Como usar a biblioteca de áudio do Youtube 

Abra a Biblioteca de áudio 

  1. Faça login na sua conta Youtube Studio
  2. Selecione Biblioteca de áudio no menu à esquerda. 
  3. É possível acessar a Biblioteca diretamente por este link: youtube.com/audiolibrary
print youtube music library 2 edited

Como pesquisar músicas

Na guia de Músicas Gratuitas, utilize os filtros "" e a barra de pesquisa para descobrir faixas que se adequam aos seus vídeos. Para localizar uma faixa específica, insira um título, artista ou palavra-chave na barra de pesquisa. Além disso, é possível empregar os filtros para identificar faixas com base no título, gênero, atmosfera, nome do artista, atribuição ou duração (em segundos).

Desse modo para aprimorar os resultados da busca, clique no filtro ao lado do artista, gênero ou atmosfera das músicas individuais. É viável filtrar as faixas pelo título, nome do artista, duração ou data, bastando clicar no cabeçalho da respectiva coluna. Marque o ícone de estrela próximo ao título da faixa para salvar as suas músicas favoritas. No entanto, se desejar visualizar a lista de favoritas, acesse a guia “Com Estrela”.

Os lançamentos são incorporados à Biblioteca de Áudio duas vezes por mês.

Como pesquisar efeitos sonoros

Na guia de Efeitos Sonoros, utilize os filtros "" e a barra de pesquisa para localizar arquivos de áudio utilizáveis em seu vídeo. Para encontrar um efeito sonoro específico, introduza o título de uma faixa ou uma palavra-chave na barra de pesquisa. Da mesma forma, é viável aplicar filtros para categorias e duração (em segundos) das opções disponíveis.

Como fazer baixar a música escolhida 

Para escutar uma faixa, clique em “Reproduzir” "". Entretanto, caso tenha interesse, ao posicionar o cursor sobre a data, clique em “Download” para gerar um arquivo MP3. A reprodução da faixa persistirá durante a exploração da Biblioteca de Áudio. Utilize os controles junto ao reprodutor de áudio para pausar, procurar e reproduzir a faixa seguinte ou anterior.

Como dar créditos

Se você estiver utilizando uma faixa com uma licença Creative Commons "", é necessário atribuir créditos ao artista na descrição do vídeo. Para obter informações de atribuição, siga os passos abaixo:

  1. Acesse o YouTube Studio e faça login.
  2. No menu à esquerda, selecione “Biblioteca de Áudio”.
  3. Localize a faixa que deseja utilizar.
  4. Para visualizar todas as músicas com uma licença Creative Commons, clique na barra de filtro e selecione “Atribuição necessária”.
  5. Na coluna “Tipo de Licença”, clique no ícone Creative Commons "".
  6. Em uma janela pop-up, clique em “Copiar”1vbEBejugItnGxoZyUfFKbScOwgHTxSKKfunWBSnQb pQVyg2yD6wV7kA rYEp7X3netrQPFdxXDQ17slmNfWttNZxd1ssYCocpB7R7oh5LtzEKF8dzGDcod jalMfJp gKVPdvEgDZ nfcpFVl5kS8para copiar o texto de atribuição. Agora você pode colocar essas informações na descrição do vídeo.

Se estiver buscando músicas com uma licença padrão da Biblioteca de Áudio do YouTube que não exija atribuição, clique na barra de filtro "" e selecione “Atribuição não é necessária”.

Observação: Por exemplo, o seu vídeo utilize uma música da Biblioteca de Áudio do YouTube, a seção “Música neste Vídeo” será exibida na página de exibição do conteúdo. Lembre-se de que, se o vídeo utilizar uma música com licença Creative Commons, as informações de atribuição ainda serão necessárias na descrição.

Ganhando dinheiro com os seus vídeos

Aliás, se você faz parte do Programa de Parcerias do YouTube, terá a capacidade de gerar receita a partir de vídeos que contenham músicas e efeitos sonoros provenientes da Biblioteca de Áudio.

As músicas e efeitos sonoros disponíveis na Biblioteca de Áudio, que não possuem restrições de direitos autorais, não serão alvo de reivindicações pelo sistema Content ID.

Leia mais sobre: