Conheça Sound.xyz: Uma Plataforma de Música NFT

Sound.xyz Logo
Sound.xyz Logo

A empresa Sound.xyz é uma plataforma de música NFT que oferece uma nova abordagem para os streamings de música. Diferente das plataformas tradicionais como Spotify e Tidal, que pagam os artistas com base no número de players, o Sound.xyz permite que artistas criem suas músicas como tokens não fungíveis (NFTs) e as vendam diretamente aos fãs.

Esse modelo vem sobretudo para revolucionar a indústria da música, pois permite que os artistas definam seus próprios preços. Segundo a Sound, sua plataforma fornece ferramentas para o artista criar, divulgar e monetizar suas músicas como NFTs sem a participação de terceiros de qualquer tipo.
A empresa também afirma que permite que os artistas fiquem com 95% dos lucros de seus trabalhos e 10% de cada revenda sem abrir mão de qualquer propriedade de sua master ou direitos de publicação. Além disso, possibilita que os usuários ouçam as músicas gratuitamente sem pagar por uma assinatura mensal.

Mais poder e dinheiro na mão dos artistas

Conforme a Sound, somente no ano passado a primeira onda de artistas em sua plataforma ganhou mais de 5,5 milhões de dólares. Isto equivale à receita de 1,5 bilhão de streams em outras plataformas.

Seu modelo de negócio parece mesmo ser bastante benéfico para os artistas. No início, a plataforma recebia uma taxa de 5% nas vendas primárias e 2,5% nas revendas para financiar o desenvolvimento de sua tecnologia. Quem também participou da última rodada de investimento da empresa foi o rapper Snoop Dogg, que é entusiasta de projetos em NFT.

Atualmente, a startup eliminou sua taxa baseada em porcentagem. Isso significa que os artistas agora podem reter 100% das receitas geradas por suas músicas. E, cita como exemplo o rapper independente Reo Cragun, gerou mais de 300 mil de dólares com sua música e construiu uma comunidade de  500 colecionadores em apenas um ano.

Entenda sobre a tecnologia Blockchain por trás da Sound.xyz

A tecnologia blockchain registra transações de forma segura e transparente, sem intermediários. Criptomoedas como o Bitcoin e contratos inteligentes são exemplos. Ela garante transações confiáveis e é aplicada em várias áreas, aumentando segurança e transparência. Porém, o Sound.xyz não é totalmente descentralizado, com processo decisório centralizado.

Embora a Sound.xyz opere com a tecnologia blockchain, contudo é importante salientar que a plataforma não é totalmente descentralizada. Nesse sentido a plataforma se diferencia de uma DAO (Decentralized Autonomous Organization) é uma organização autônoma descentralizada que opera por meio de contratos inteligentes em uma blockchain. Seu principal objetivo é eliminar a necessidade de uma estrutura hierárquica tradicional, permitindo que as decisões sejam tomadas de forma transparente e descentralizada. O processo decisório da plataforma não é distribuído entre seus usuários ou artistas.

Por exemplo, a Sound.xyz decidiu mudar sua estrutura de taxas, passando de uma taxa baseada em porcentagem para uma taxa fixa. Essa decisão foi tomada sem a participação dos artistas ou dos usuários da plataforma.

Ainda que isso permita que a plataforma se adapte e evolua rapidamente, também significa que artistas e usuários têm menos controle sobre suas regras e políticas. Isso pode resultar em decisões que podem não ser do interesse de todos os artistas ou usuários.

A Sound.xyz representa uma ameaça para o Spotify?

Com um modelo de monetização exclusivo e abordagem do artista em primeiro lugar, a Sound.xyz é de fato uma concorrente em potencial do Spotify e outros streaming. Apesar de o Spotify possuir uma extensa base de usuários, apenas uma parcela reduzida dos artistas presentes na plataforma consegue ganhar dinheiro com sua música.

Ao oferecer ganhos mais substanciais, o Sound.xyz atrai músicos, fortalecendo sua posição competitiva. Além disso, a gratuidade atrai público. O desafio principal da Sound.xyz é atrair grandes nomes da indústria musical. Se bem-sucedida, pode se tornar um exemplo do uso de NFTs, estimulando investidores a adotarem a tecnologia.