Plataforma de música NFT “Sound.xyz” recebe de 96 milhões de reais de investidores

No último ano, o boom das criptos impulsionou a web3, trazendo ferramentas como NFTs, que revolucionaram a monetização e impactaram a música.

A startup Sound.xyz é uma plataforma de música NFT que oferece uma nova abordagem para os streamings de música. Diferente das plataformas tradicionais como Spotify e Tidal, que pagam os artistas com base no número de players, o Sound.xyz permite que artistas criem suas músicas como tokens não fungíveis (NFTs) e as vendam diretamente aos fãs.

Os NFT, é a sigla para “Non-fungible Token” em português “tokens não fungíveis”. O NFT é um “símbolo eletrônico” criado para atuar em rede (blockchain) que pode representar qualquer tipo de bem, seja digital ou físico. E, que pode ser transacionado de forma comercial ou não, de uma pessoa/carteira para outra. Tendo a rede (blockchain), essa troca pode ser visualizada na base de dados. 

“Experimente o futuro da música. Estamos reinventando a maneira como as pessoas se conectam com artistas e suas músicas.”

Slogan da plataforma. 

Diferentemente das plataformas tradicionais, como o Spotify, que pagam por streams, nesta plataforma o usuário ouve gratuitamente; a monetização ocorre com a compra do NFT musical. Para promover esse tipo de consumo, a Sound.xyz busca criar um conjunto de ferramentas para os artistas promoverem suas músicas. A plataforma reune a comunidade através de encontros digitais e funções exclusivas, como festas de lançamento virtuais. 

A grande questão que fica é o quanto esse modelo é realmente eficiente diante dos modelos tradicionais. Operando em blockchain pública ela fica sem controle das músicas deixando a “streams” das faixas livres da monetização. 

A nova rodada de investimento

Liberada pelo Andreessen Horowitz o um fundo de capital de risco a16z crypto, levantou cerca de US$ 20 milhões, cerca de R$ 96 milhões de reais, em uma nova rodada (Série A) de investimentos. A lenda do hip hop Snoop Dogg fez parte desse investimento juntamente com outros investidores. São eles: Palm Tree Crew, A Capital, Sound Ventures, Collab + Currency, Scalar Capital, Ryan Tedder e Tay Keith.

Snoop Dogg é um grande visionário. Nos últimos tempos o artista tem buscado oportunidade de investimento dentro e fora dos palcos. Bons exemplos são a compra da Death Row Records e o videoclipe em parceria Bored Ape Yacht Club. 

Inovando a indústria da música

A plataforma permite que os artistas fiquem com 95% dos lucros de seus trabalhos e 10% de cada revenda sem abrir mão da propriedade da master. Além disso, a plataforma paga de forma instantânea, ao contrário do formato tradicional. 

No post de anúncio do novo investimento, a Sound disse:  “Nossa missão é criar um mundo onde os artistas possam ganhar a vida sozinhos com sua música, independentemente de quem eles conheçam na indústria da música.”

Bem, é realmente animador as novas possibilidades, mas precisamos aguardar para ver como será a adesão dos usuários em um futuro próximo e como irá impactar a indústria musical como um todo.