Jay Z compra agência TFM e expande seu alcance no Brasil

O brasileiro Vinicius Junior comemora após o companheiro de equipe Lucas Paquetá marcar seu quarto gol
Vini Jr na Copa do Mundo

A Roc Nation Sports anunciou a aquisição da agência brasileira TFM, marcando sua chegada à América Latina. O acordo traz jogadores brasileiros em ascensão, como Vinicius Junior e Gabriel Martinelli, para o elenco da Roc Nation Sports Internacional. Essa aquisição impulsiona o crescimento da empresa, que agora possui 120 atletas agenciados. A estratégia de fusões e aquisições tem sido comum no setor de agências esportivas, e a Roc Nation Sports busca expandir seu alcance globalmente. A chegada ao Brasil fortalece a posição da empresa no mercado de futebol e promete um impulso imediato à sua receita.

 Roc Notion Sports chega ao Brasil e aumenta seu alcance global

Na última quinta-feira, dia 06 de julho de 2023, a Roc Nation Sports, empresa que o rapper Jay-z é um dos sócios, anunciou sua chegada à América Latina por meio da aquisição da agência TFM, com sede em São Paulo. Parece que não é somente no Tiktok que o Brasil vem fazendo sucesso. Na plataforma de vídeos curtos mais famosa entre a geração Alpha, o Brasil vem crescendo nas pesquisas graças ao funk e a tendência de moda Brazil Core. O interesse pelo made in Brazil está ultrapassando as redes sociais.

Contundo, ainda não é possível saber os valores financeiros do acordo. Essa compra representa uma série de jogadores brasileiros em ascensão, são eles: Vinicius Junior, do Real Madrid, e Gabriel Martinelli, do Arsenal. A Roc Nation Sports Internacional já conta em seu elenco com Kevin De Bruyne, do Manchester City, e Romelu Lukaku, da Inter de Milão. 

Aliás, essa aquisição se torna um marco para a empresa. A Roc Nation Sports se lançou no mercado internacional em 2019 e em 2020 fez uma fusão com a R10 Agency do Reino Unido. Após a compra da TFM, seu número de atletas agenciados saltou de 40 para 120.  

Estratégia de fusões e aquisições

Esse parece ser um movimento do mercado. No ano passado, a agência Wasserman, com sede em Los Angeles, adquiriu a série de outras agências como Jet Sports e Caric Sports. A própria Roc Nation através de suas outras divisões fez movimentos semelhantes, investindo e comprando outras agências para ganhar escala em esportes como futebol americano e basquete. 

Como acontece com todas as agências, as fusões e aquisições sempre foram uma grande estratégia do setor para entrada e crescimento. Essas aquisições ajudaram a Roc Nation Sports a se expandir mais rapidamente. Em novembro de 2022, a agência estreou na lista da Forbes das agências esportivas mais valiosas dos Estados Unidos, ocupando o sétimo lugar. Com um valor estimado de 2,6 bilhões de dólares em contratos ativos sob gestão, a agência deve arrecadar até 203 milhões de dólares em comissões durante a vigência desses contratos.

Ambições Globais

O acordo com a TFM traz um impulso imediato à receita da Roc Nation Sports. De acordo com uma fonte do setor, os agentes de futebol recebem cerca de 10% da venda de clubes em transferências e 6% dos salários dos jogadores sob os novos regulamentos da FIFA. No futuro, o fundador da TFM, Frederico Pena, será o presidente do recém-criado escritório brasileiro da Roc Nation Sports International. A TFM era caracterizada como um agência de exportação, seu principal foco era a venda de jovens talentos brasileiros para o exterior. Após a venda, a empresa adotará a abordagem de serviço completo da Roc Nation, que inclui também marketing.  

Vinícius Junior, jogador do Real Madrid e uma das estrelas da agência, é o terceiro jogador de futebol mais valioso do mundo. Seu valor de transferência é estimado em cerca de 160 milhões de dólares, de acordo com o site Transfermarkt

Michael Yormark, presidente da Roc Nation Sports International, expressa seu entusiasmo: 

“É um grande orgulho finalmente anunciar nossa expansão para o Brasil. Quando começamos este empreendimento em 2019, eu tinha muitas ambições para a RNSI. Desde então, crescemos na Europa, África do Sul e Estados Unidos. Isso marca uma continuação do que estamos construindo aqui na Roc Nation; a representação ‘Best in Class‘ para alguns dos maiores atletas do mundo. Alan Redmond, nosso vice-presidente executivo e chefe global de futebol, trabalhará em estreita colaboração com Fred Pena e sua equipe para expandir nossos negócios de futebol em todo o mundo”.

 

Leia mais sobre: